Translate

domingo, 20 de outubro de 2013

Velho e leal companheiro!

         Chateado com a produção parada por problemas logísticos, e também injuriado pelo tempo sem novas postagens aqui no blog, resolvi fazer um post para mostrar um pouco do meu arco "particular".

         O arco em questão em quase nada se difere dos arcos que tenho mostrado por aqui, até porque ele foi o primeiro de uma série, e inspiração para os meus atuais trabalhos.

         O que mais me preocupa durante a confecção de um arco, não levando em consideração a simetria da curvatura e integridade estrutural (pois sem estas características fica até difícil chamar de arco) é a sua durabilidade. É muito fácil esperar que um arco feito de materiais sintéticos de boa qualidade e excelente controle de procedimentos de fabricação tenha longa vida, mas no caso dos arcos artesanais, em especial os arcos de madeira, é uma vitória passar incólume pela etapa de desbaste e ajuste (tiller), etapa esta que é o terror de muitos bowyers pois de fato é a mais arriscada a ter um arco quebrado e um artesão com "cara de bunda" diante de um trabalho arruinado.

         Comecei a aprender sobre a construção de arcos, em meados de 2001 quando "acidentalmente" encontrei o artigo do meu Amigo Tulio Ottoni sobre a confecção de arcos primitivos e me apaixonei definitivamente pela arte. Desde então, as vezes mais, outras vezes menos, eu sempre estou em algum projeto com meus arcos. 

         O arco que mostro aqui neste artigo, é o mesmo que figura a postagem do quiver de pobre, que publiquei a uns meses atrás, e que estava merecendo um destaque aqui pela sua longevidade. A sua conclusão se deu em agosto de 2006, e ele tem feito muitos tiros desde então, sem perder potência e não demonstrar nenhum sinal de deterioração, o que me leva a crer que terá ainda uma longa vida útil pela frente. Evidentemente que alguns sinais de uso foram aparecendo, alguns riscos, escurecimento da madeira mais clara etc, mas tudo contornável com certa manutenção.

         Esta foto foi tirada assim que o arco ficou pronto em 2006, está com uma corda de dacron vermelho, que eu achava muito bonita.




Aqui é uma foto atual, já com o back quiver, flechas e meu chapéu:






         As flechas fora da aljava estão com pontas de caça compradas na 3rivers, e as que estão dentro usam pontas de treino feitas de latão compradas na velox.

         Este arco já sofreu alguns abusos como por exemplo passar o dia armado e debaixo de sol forte durante o treino, ou dormir encordoado algumas vezes, mas permanece em perfeitas condições de uso.

         No momento estou aguardando os problemas se resolverem e a normalidade da oficina reinar para que eu possa providenciar um substituto para ele, que não será aposentado definitivamente, mas que será devidamente poupado como merece um amigo leal de longa data.

         Espero que tenham gostado, e também espero poder o mais breve possível colocar fotos de novos trabalhos.

         A todos um forte abraço, e bons tiros!

4 comentários:

  1. Cumpadi, é isso que desejo para o meu, longa vida de diversão garantida.

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que teu arco tenha mesmo longa vida cumpadi, afinal a minha reputação depende disso hehehe.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Eu já estava pra te escrever perguntando por um novo post teu! Bem na hora. Valeu, cumpadi Maia! Longa vida ao teu "Velho e Leal Companheiro"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ve-lo aqui meu professor!

      Estava mesmo demorando pra eu fazer uma nova postagem, infelizmente não é com um arco novo, mas vou providenciar. Algumas coisas conspiraram para que eu ficasse mais tempo parado, mas estou resolvendo.

      Um forte abraço!

      Excluir