Translate

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Estilingues

Em uma troca de informações com alguns amigos em outro site, tive minha atenção voltada para um brinquedo que se bem feito e principalmente se bem usado pode ser muito útil e divertido: o estilingue

Quem nunca teve ou nunca brincou com um estilingue (funda, atiradeira ou bodoque, depende da região) que atire a primeira pedra...rsrsrsrs

Objeto enraizado na cultura brasileira, e que hoje é levada muito a sério no exterior, tendo inclusive sites e lojas especializados na sua confecção, bem como campeonatos de tiro com estilingue. Pode ser um simples brinquedo e até mesmo uma excelente ferramenta de sobrevivência, não devendo ser subestimado em sua potencia, e até mesmo, porque não dizer em sua letalidade.

Em minha mochila de camping (que também é um bug out bag, ou kit de sobrevivência apocalíptico) sempre carrego um estilingue, que antes deste "despertamento" era bem simples e pouco potente, tendo em vista seu principal objetivo, de lançar amarrações, colher frutas altas e eventualmente uma caça de pequeno porte para subsistência.




Aproveitando um pequeno tempo livre neste fim de semana extremamente corrido que tive, colhi uma forquilha bem simétrica em uma ameixeira (madeira boa inclusive para a confecção de arcos) e depois de devidamente desbastada demonstrou uma robusta e ergonômica forquilha.

Primeiro fiz um teste de resistência e proporção, fazendo a fixação da borracha através de finas tiras de camara de ar. A escolha foi usar tiras duplas, para melhorar a potência. Cabe lembrar que em experiências concluí que para estilingues fica mais eficiente usar uma borracha mais fina, ou mesmo duas finas em detrimento de uma borrachona grossa, visto que perde-se muita velocidade no uso de borrachas muito grossas.



Constatado o equilíbrio do conjunto, decidi melhorar o sistema de fixação, acrescentando tubos da própria borracha ao encaixe no couro e fixando a borracha à forquilha através de furos. o resultado foi um conjunto mais limpo e de mais fácil manutenção.

usei chumbos de carabina de pressão 5,5 dentro das "tripas de mico" para a fixação, mas pedrinhas, chumbos esféricos de pesca ou mesmo pequenas esferas de rolamento fariam bem o mesmo serviço


Espero que tenham gostado e que desperte nos amigos o interesse neste brinquedo tão simples e ao mesmo tempo tão divertido, cujos princípios do tiro instintivo ajudam e muito no tiro com arco.

Grande abraço e bons tiros!